sábado, 5 de janeiro de 2013

INFLUÊNCIA

Palavra ministrada no culto de celebração da Igreja Apostólica Ágape de São Leopoldo/RS em 8 de dezembro de 2012.

Mc 16;14-20

Liderança tem a ver com influência. Influenciar não quer dizer liderar.

Para alguém liderar com êxito é preciso influenciar com êxito. Para influenciar não é preciso ser líder. Qualquer pessoa ou situação pode influenciar.

Deus formou o homem com a essência da liderança (Gn 1;26-28). Mas a liderança que o homem exercia não era sobre outros homens, mas sobre toda criação de Deus. O desejo de Deus é que o homem seja liderado pelo próprio Deus. Mas com a desobediência do homem e a consequente entrada do pecado no mundo, essa essência divina de liderança que havia no homem foi deturpada, levando o homem a ter que ser liderado por outro homem. Desde então, o homem perdeu o domínio sobre a criação e passou a dominar a criatura – homem.

Como essa situação, por causa do pecado, só pode ser mudada quando estivermos na eternidade com Deus, Jesus trouxe um novo sentido na questão da liderança do homem sobre o homem. Deus deseja levantar homens, mulheres, jovens e crianças cheios do Espírito Santo e da Palavra para liderar outros homens, mulheres, jovens e crianças, na presença de Deus (Mt 28;19,20). O Espírito Santo implanta em nós novamente a essência divina da liderança.

Mas para isso é preciso que percebamos a influência que está sobre nós e que tem ditado a nossa maneira de viver (sentimentos, pensamentos, palavras), nossas famílias, nosso ministério, nossas conquistas e derrotas.

ENTENDENDO “INFLUÊNCIA”

Significado do dicionário: Poder ou ação que alguém exerce sobre outros, sobre certos fatos ou negócios.

Nós somos chamados por Deus para através da nossa vida influenciarmos outras vidas (v. 15). Mas para isso, precisamos estar debaixo da influência correta.

Há aqueles que dizem que existem dois tipos de pessoas: os influenciadores e os influenciáveis. Mas a verdade é que todos estamos debaixo de alguma influência. E o quê ou quem pode influenciar as pessoas? Deus, Satanás, a alma, as circunstâncias, outras pessoas (família, amigos, colegas, professores, líderes, etc).

“E você, está debaixo de qual influência?”

Jesus quando encontra Seus discípulos na Galiléia, lhes fala que eles estavam sob a influência da incredulidade e da dureza de coração (v. 14). Mas mesmo assim Ele não deixa de influênciá-los com decretos contrários aos que haviam dentro deles (v.v. 17,18).

Podemos ver que Jesus mostrou aquilo que estava influenciando a vida dos Seus discípulos. E essas coisas estavam deixando eles presos, e se continuassem assim, eles não avançariam nos propósitos de Deus. E isso pode acontecer conosco, ao deixarmos se instalar em nós esse tipo de influência.

Então, esse texto nos mostra que Deus deseja trazer revelação àquilo que está nos influenciando para caminharmos fora dos Seus planos. E ao trazer esta revelação Deus trará os decretos que endireitarão os nossos caminhos e nos levarão ao estabelecimento dos Seus projetos em nossas vidas (Is 45;2,3).

Assim como foi com os 12 de Jesus, Deus também tem para nós o projeto de conquistar vidas para Ele. E isso se dará através da manifestação do poder de Deus em nós (v. 20). E para isso, precisamos estar sob a influência do Espírito de Deus, para que tenhamos êxito e a confirmação de toda nossa palavra para com aqueles que necessitam de Jesus em suas vidas. Que sinais são esses? v.v. 17,18. São os sinais que Jesus decretou que se manifestariam na vida dos discípulos que naquele momento não estavam crendo na ressurreição de Jesus.

Quais as influências que podem nos travar?

- Medo → paralisa a fé e inopera a ação;

- Incredulidade → impede a realização dos milagres;

- Dureza de coração → nos impede de enxergarmos nossa real condição;

- Pecado → abre portas para entrada de maldições em nossas vidas e nos afasta de Deus;

- Dúvida → não nos permite crer no agir de Deus

- Orgulho → não nos permite deixar Deus agir em nossas vidas

- Opressão → nos prende para que não conheçamos a paz de Deus;

- Depressão → nos prende para que não conheçamos a vida de Deus;

- Ativismo → nos deixa presos para que não nos aproximemos de Deus;

- Passado → não permite que vivamos livres no presente e não nos deixar contemplar o futuro que Deus deseja para nós;

- Falta de perdão → nos traz decretos de condenação e culpa;

- Decretos de falência → nos levam para longe dos projetos de Deus;

- Religiosidade → não nos permite viver o novo de Deus, nos deixando presos à velhos formatos e tradições.


Em que situação você se encontra? O que tem te influenciado?



- Ore para que seja revelada sob qual influência você está;

- Ore pela quebra de todo cativeiro que tem influenciado tua vida para que não alcance o que Deus tem para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário