segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mc 10;46-52 – Rompendo a barreira do tempo

Muitas vezes ficamos presos no tempo, sem avançar, sem progredir, sem crescer, sem amadurecer.
O que nos impede de rompermos com o que nos prende?
O tempo não para, mas nós podemos ficar parados, presos a um certo “tempo” da nossa vida e não desfrutar daquilo que Deus tem para nós.
Essa era realidade de Bartimeu. Ele estava preso no tempo! Era cego, e por consequência, mendigo. Aquele homem não tinha qualquer perspectiva de mudança da sua realidade. Ele era uma pessoa com muitas marcas de sofrimento, tanto físico como emocional. Era um homem à margem da sociedade, porque como cego, nem sua família ligava para ele.
Mas Bartimeu rompeu a barreira do tempo: tempo de miséria, tempo de traumas, tempo de angústia, tempo de solidão, tempo de rejeição. Mas foram necessárias algumas atitudes muito significativas de Bartimeu para que sua vida tomasse uma outra direção.

1ª atitude – Bartimeu não deixava sua esperança morrer (v. 47)
Ele sempre esperava que algo fosse mudar a sua vida.
Você tem esperança? Para onde está voltada a sua expectativa?

2ª atitude – Bartimeu não dava ouvidos para as vozes estranhas (v. 48)
Se ele não gritasse mais alto que aquelas pessoas, não teria alcançado a sua vitória. Ele não se deixou levar pelas vozes estranhas e decretos de derrota, mas fez com que elas se calassem.
Para quem você tem dado ouvidos? O que tem entrado nos teus ouvidos e descido ao teu coração?

3ª atitude – Bartimeu abriu mão da sua falsa segurança (v. 50)
Para Bartimeu, sua capa era a sua segurança e proteção. Ali dentro ele escondia tudo o que lhe era precioso e importante. Aquela capa o protegia do sol, do frio e de tudo que pudesse lhe prejudicar. Mas ele decidiu abrir mão de tudo aquilo para alcançar algo melhor, mesmo que ele não estivesse vendo isso.
E você, do que está disposto a abrir mão?

4ª atitude – Bartimeu mostrou a sua verdadeira condição (v. 51)
Não era suficiente ir até Jesus, mas era preciso reconhecer sua real condição. Ao reconhecer sua impotência para dar solução aos próprios problemas, Bartimeu se humilhou e abriu o seu coração para Jesus. Ele sabia que o Mestre tinha a direção certa para sua vida, e que após isso ele nunca mais seria o mesmo.
E você, qual é a sua verdadeira condição?

Para rompermos com as barreiras do tempo, precisamos tomar estas atitudes. Mas a maior de todas e que foi o diferencial na vida de Bartimeu, foi a sua fé. Ele deu todos aqueles passos porque tinha fé. Ele cria que Jesus era aquele de quem ele ouviu falar através dos seus pais ou na sinagoga. Aquele era o Jesus do qual ele ouviu os comentários das pessoas pelas ruas – o Jesus que transforma a nossa realidade. Jesus transformou a realidade de Bartimeu (v. 52).

Quais são as barreiras que tem te deixado preso no tempo?
- Enfermidades? - Opressão? - Depressão? - Medo? - Preocupação?
- Perseguição? - Falta de perdão? - Relacionamentos? - Traumas?
- Feridas na alma? - Pecado? - Mágoas? - Passado?

Está na hora de você romper com todas essas e outras situações em sua vida, basta reconhecer a sua necessidade e deixar Jesus agir na sua vida, para que você não mais permaneça preso em qualquer tempo da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário